A fase mais complicada que existe para o Empreendedor iniciante, é justamente a primeira, onde ele tem de escolher o modelo que irá empreender.
Quando falo em "modelo" falo da forma mais ampla possível, pois este tal "modelo" tras em sí toda a definição de produto, mercado, potencial, conhecimento do empreendedor sobre o assunto, e tantas outras questões vitais para o futuro sucesso ou não do novo negócio.
Não é demais dizer que é determinante achar o modelo certo. É uma aposta que, se bem decidida com embasamento, irá significar o sucesso ou o fracasso da nova empreitada.
Sabemos muito bem disso pois trabalhamos com empreendedores há muitos anos e, é claro, nós mesmos somos empreendedores, digamos, compulsivos.
Então, caro amigo Empreendedor, você precisa saber coisas importantes do novo modelo que procura, tais como:
- Que tipo de produto tem esse negócio? É, em seu mercado, um bom produto? Quais os diferenciais?
- Que tipo de apoio terei no entendimento do produto ou serviço e que apoio nos materiais e discurso de venda terei? É fácil vender esse produto?
- Qual o valor do produto/serviço e qual a margem?
- Quantos eu consigo vender por mês? Qual a projeção de resultados tenho para o primeiro ano? E para os demais anos?
- Como está o mercado desse negócio? É um mercado que vem crescendo ou diminuindo?
- Qual a estrutura que irei precisar para vender bem esse produto? Qual o custo dessa estrutura?
Essas são questões genéricas para a avaliação do novo negócio, mas existem inúmeras outras questões que serão específicas do próprio modelo e do próprio produto e, para isso, o único método é perguntar e confirmar seu entendimento.
O fornecedor da oportunidade deve entregar todas as respostas à todas as dúvidas do Empreendedor e deve ainda mostrar cenários e possibilidades que aquele ainda nem viu, mas que fazem a diferença e tornam aquela oportunidade, algo tão especial.
Em uma empresa, seja o modelo que for, o grande trabalho inicial é VENDER e MANTER.
Se o modelo é somente de venda, o sempre é preciso ir a busca de novos clientes que ainda não compraram seu produto, é preciso ter um grande mercado, ou um produto com grande margem ou, ainda, um maravilhoso produto. Pois seu negócio vai sempre depender de performance de vendas e nada mais.
Mas, por outro lado, se for um negócio que traz o modelo de assinatura, dando uma renda recorrente à empresa, e garantindo uma carteira de clientes, então você tem um modelo mais inteligente e simples (de certa forma).
Agora se você tem um modelo em que o cliente paga um valor inicial, como se tivesse comprando seu produto, mas segue assinando o uso e, ainda por cima, o que você "entrega" é, na verdade, o uso de um software, que sequer você desenvolveu e ou dá manutenção...aí a oportunidade "toma um corpo de importância" que até o mais iniciante empreendedor não deixará passar em branco.
Esse não é um modelo novo, mas continua sendo o melhor modelo que a Internet propiciou para o mundo dos negócios.
Então, se você, Empreendedor, novato ou experiênte, se deparar com um modelo assim: não perca a oportunidade, pois as possibilidades de sucesso são as melhores possíveis.
Ah, pensando bem, o nosso modelo é exatamente assim!!
Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência.