Uma Pergunta Recorrente de Consultores
Essa pergunta é tão recorrente de Consultores, que, além de termos colocado a resposta no FAQ, também criamos esse Post aqui no blog.
Nossa objetivo é esclarecer o mais rápido possível suas dúvidas, caro Consultor.
A pergunta: Como crio essa nova Linha de Serviço na minha Consultoria? Há treinamento ou Material?
A Resposta:
Sim.
Há, acima de tudo, muito conhecimento para que você possa modelar sua nova linha de serviço em Business Growth ou mesmo ampliar o seu serviço, já existente (se for o caso), de Planejamento Estratégico.
Aliás, esse é um importante ponto: Tudo que você usaria em Growth, é direta e absolutamente aplicável ao Planejamento Estrategico e, portanto, muito mais provável que você, consultor, se sinta mais à vontade ampliando sua Linha de Serviço de Planejamento Estrategico, ao invés de criar uma nova Linha de Growth. Pelo menos no começo.
Mesmo se a sua Consultoria ainda não presta o serviço de Planejamento Estratégico, talvez ainda assim seja mais fácil iniciar por este tipo de linha consultiva.
Mas isto é você quem sabe.
Quanto ao que já temos, bem...trata-se de um Sistema que foi concebido para a alavancagem de negócios com forte foco no que mais importa: os elementos estratégicos. Portanto, podemos garantir que só o contato com o sistema já o fará ver inúmeras possibilidades de utilização para seus serviços junto à Empresas Cliente.
E quanto à Metodologia em si, também podemos dizer que sim, também temos bom material e conhecimento e vamos rapidamente expor aqui a lógica.
Antes de mais nada é interessante dizer que, mesmo para o serviço de Planejamento Estratégico, é imprescindível pensar o negócio do cliente (e ele também deve pensar o seu próprio negócio) de forma a estabelecer estratégias de CRESCIMENTO.
Pois Planejar para se manter onde se está, para uma empresa, no estado incerto e fluido que o mercado se transformou, é o mesmo que planejar para a morte.
A seguir, um passo a passo genérico (e geral) de alguns pontos importantes para materializar isso para você:
- Antes de mais nada, em como em quase qualquer serviço consultivo, estabeleça um inicial "levantamento de informações" (pode chamá-lo de "Briefing inicial"). Para o caso de Planejamento Estratégico ou Growth, as perguntas são muito parecidas pois envolvem o contexto geral da Empresa em análise.
- Monte seu "briefing de levantamento inicial" e use-o no Portal, pois ele também é uma avançada ferramenta de recolhimento de briefing.
- Crie um outro "Briefing de Alavancagem" que trará questões pertinentes aos atuais Produtos e Serviços e suas Propostas de Valores. Isto o ajudará a verificar quais Produtos e Serviços podem (ou devem) ter elementos melhor aproveitados e elementos de inovação, sempre com foco em volume, pois trata-se de Alavancagem (menos essenciais no Planejamento Estratégico, mas igualmente importantes).
- Apresente ao cliente os quadrantes e a estratégia de trabalho de Ansoff, para dar mais solidez e credibilidade a seu trabalho.
- Ponha isso tudo no "papel". Isto é, registre no sistema.
- Estabeleça, com seu cliente, um processo de discussão de idéias, criativas e críticas, sobre o "status quo" dos atuais negócios, no exercício de idéias para a performance.
- Estabeleça um processo validação de idéias de aproveitamento de oportunidades. Registre-as e procure, o mais cedo possível, sempre junto com o cliente, descartar as de menor valor agregado (custo/benefício).
- Apresente ao cliente o Business Model Canvas a fim de mais soidez e credibilidade ao Planejamento Estratégico.
- Juntamente com o Cliente, crie estratégia para cada uma das Oportunidades que foram definidas (Oportunidades = Possíveis bons negócios). Mesmo que sejam Oportunidade já existentes e já trabalhadas. Pois mais "normais" que elas já sejam para o Empresário e para sua empresa.
- Use o Canvas para detalhar cada uma das Estratégias definidas, para o bom aproveitamento das Oportunidades. Em cada um dos elementos de definição do Canvas, você verá que no sistema há a possibilidade de ajuda de IA. E funciona muito bem como auxíliar.
- Detalhadas as Estratégias, defina os Planos táticos para cada uma delas. Sempre junto com o Cliente.
- Defina Projeções de Resultados e custos. O sistema tem uma fantástica ferramenta para registro dessas projeções por Estratégias/Oportunidades.
- E ajuda o Empresário a dominar o que foi desenvoolvido e exercite como deverá ser apresentado o Planejamento (ou Estratégias de Growth) para os replicadores da Empresa (ou para todos).
- Quando da implementação de cada necessidade definida nos Planos Táticos, esteja presente junto ao Empresário para o apoiar na implementação.
- Depois, é acompanhar o andamento, para certificar-se que tudo é registrado em cada Estratégia e, então, passar a avaliar os resultados.
- Se é uma "hipótese", deve-se analisar se ela "se cumpriu" como promessa e valerá à pena implementar em definitivo.
- Se é uma melhoria no que já se tem, é verificar se realmente os resultados da Oportunidade melhoraram e onde pode ser ainda mais potencializado.
É isso.
Não é básico, mas não é complexo.
Até porque, você também é Empresário e isso tudo, acima, é "meio que" o pensamento natural de um Empresário quando pensa em seu negócio, não é mesmo?
O difícil é o Empresário parar, sem ajuda, para fazer isso tudo.
E é aí que você, Consultor, entra.
E entra ferramentado pelo Uprise Growth Studio.
Faz sentido para você?